A ação do profissional será: Trabalhar o desenvolvimento da linguagem não verbal e verbal, desenvolver repertório linguístico como substrato para a comunicação, desenvolver habilidades dialógicas a partir do uso das expressões sociais, implantar o uso da comunicação Alternativa e Aumentativa quando necessário, desenvolver o brincar funcional como suporte para o desenvolvimento do pensamento estruturado, Adequar órgãos fonoarticulatórios quando necessário para melhorar a efetividade da fala.
O objetivo da terapia Ocupacional é ajudar a criança com autismo a melhorar sua qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as crianças com autismo possam ser o mais independente possível.
A neuropsicopedagogia é uma ciência, com enfoque na aprendizagem. Seu objetivo é compreender a relação entre sistema nervoso e a aprendizagem humana. O profissional atua colocando em prática e relacionando os conceitos da ciência, neurociência, psicologia cognitiva e aprendizado, buscando assim, através da intervenção, as habilidades, competências, déficits e dificuldades, tanto na aprendizagem quanto nas áreas cognitivas, emocionais e socioemocionais.
O acompanhante terapêutico atua em ambientes clínicos para aplicar planos terapêuticos para crianças autistas. É solicitado para intervenção de caráter intensivo. Os principais objetivos são a inserção social e desenvolvimento de repertórios comportamentais, necessários para uma interação mais satisfatória com o ambiente físico e social com estratégias terapêuticas propostas pela equipe.
A análise do comportamento Aplicada(ABA) é uma ciência. A psicologia utiliza esta ciência, criando métodos de intervenção, para trabalhar com os comportamentos de crianças atípicas, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. A psicologia elabora metodologias para auxiliar nos comportamentos inadequados, estereotipias, comunicação não verbal, dificuldade na interação social e dificuldades motoras.
Comer não é uma ação única. Comer é aprendido, então, precisa ser ensinado. A nutrição desempenha um papel importante no manejo do autismo, uma alimentação adequada pode ajudar a melhorar alguns sintomas e promover um estilo de vida mais saudável. Dentre esses processos que ocorre com as crianças autistas é a seletividade alimentar que é caracterizada por recusa alimentar e desinteresse pelo alimento. Sendo assim, em termos nutricionais quando se trata de crianças com dificuldade alimentar trabalhamos com condutas e técnicas para inserir novos alimentos no repertório da criança.
A Fisioterapia atua na estimulação motora e sensorial, utilizando de bolas , jogos, brinquedos pedagógicos . Melhorando assim a concentração e as habilidades motoras e sensoriais. A simetria , o controle motor , a escrita fina são alguns dos benefícios que a fisioterapia pode proporcionar para esses pacientes.